Saúde Integrativa

EPIGENESIS

Sua saúde em primeiro lugar

O que é saúde

Segundo a OMS, saúde é “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades”. (www.who.int)

Porém, daria para acrescentar livremente que “bem-estar” pode considerar outras variáveis. Não estaríamos errados em afirmar que, além do conceito clássico, saúde significa ter objetivos, e disposição para alcançá-los.

A saúde não é tudo na vida, mas a vida é nada sem ela. Logo é muito importante. Mas não adianta termos uma super saúde, e não termos um objetivo. De que adiantaria ter um carro possante sempre parado em nossa garagem?

É difícil ter saúde? não. Difícil mesmo é ter doenças. Temos que nos esforçar muito para ter doenças. Tente dizer pra si mesmo: “amanha quero ter uma gripe para não ir trabalhar”. Não vai conseguir, a menos que tenha debilitado muito seu organismo.

Quem tem objetivos, olha para frente. Quem não os tem, olha pelo retrovisor. Não importa qual seja esse objetivo, ele nos impulsiona, nos move, nos atrai. E nos mantém saudáveis.

 

Tratamento e cura

Se alguém ja está doente, a dificuldade para recuperar a saúde é inversamente proporcional ao desejo de se curar.

Quando mais forte for a vontade de ser curado, menos custoso para ela será o tratamento.

Exemplificando, imaginemos uma pessoa (vamos chamar ela de “paciente”). O paciente está com alguma doença, consulta um terapeuta, e ele indica um tratamento que exige que o paciente faça determinados procedimentos todos os dias, por uma semana. Se o interesse do paciente em se curar for mais forte que seu apego ao conforto, ela não resistirá ao tratamento, fará de bom grado, e irá se curar. Perguntemos a esse paciente depois da cura: o tratamento foi custoso, sacrificante? com certeza ela responderá: Foi fácil. Essa é a formula.

Carlo Jung, que foi o precursor da Psicologia analítica, sentenciou:

O que você resiste, persiste (domina)… o que você aceita, lhe transforma (liberta).

 

Nutrição X Alimentação e Hidratação

Alimentação e nutrição são diferentes? Sim. Se formos a um fastfood, saímos de lá alimentados. Mas não nutridos. Prova disso é que em poucas horas estaremos com fome novamente. As nossas células não receberam seu alimento, não chegou a elas as enzimas, sais minerais, proteínas, lipídios, vitaminas etc. que elas precisam.

Nutrição é dar para as células o que ela precisa. Alimentação é dar ao corpo o que ele gosta. Nosso foco deveria ser o valor nutricional dos alimentos, e não o valor calórico deles.

Hipócrates, o pai da medicina, quatrocentos anos antes de cristo, disse: “que o alimento seja seu remédio, e o remédio seja seu alimento”. Esta frase está a cada dia mais atual.

Qual foi a última vez que você visitou um profissional de saúde e ele perguntou a você qual a qualidade e quantidade de água que você toma? Se considerarmos que nosso corpo é 70% água, parece natural que tenhamos muito cuidado com a água que ingerimos. Nem todas as águas são iguais. A água que foi envazada em garrafas de plástico, e que viajou muitos quilômetros em um caminhão, pegando sol, estará impregnada de xenostrógenos (disruptores endócrinos) que são prejudiciais à saúde. Nossa pele ficaria muito mais lisa, sadia, uniforme se tivéssemos o hábito de tomar pelo menos dois litros de água ao dia. E nossos órgãos internos também seriam beneficiados. Muitas dores que temos, seriam eliminadas somente com esse cuidado. Vale a pena consultar a literatura e ver quantos livros versam sobre a água.

Sistema de auto defesa

Sistema Imune

O sistema imunológico, sistema imune ou imunitário é constituído por uma complexa rede de células e moléculas dispersas por todo o organismo e se caracteriza biologicamente pela capacidade de reconhecer especificamente determinadas estruturas moleculares ou antígenos e desenvolver uma resposta efetora diante destes estímulos, provocando a sua destruição ou inativação.

O sistema imunológico humano serve como uma proteção, um escudo ou uma barreira que nos protege de seres indesejáveis, os antígenos.

Os invasores podem ser microrganismos (bactérias, fungos, protozoários ou vírus) ou agentes nocivos, como substâncias tóxicas (ex. veneno de animais peçonhentos). As substâncias estranhas ao corpo são genericamente chamadas de antígeno. Os antígenos são combatidos por substâncias produzidas pelo sistema imune, de natureza proteica, denominadas anticorpos, que reagem de forma específica com os antígenos.

A defesa corporal é realizada por um grupo de células específicas que atuam no processo de detecção do agente invasor, no seu combate e total destruição. Todo este processo é denominado de resposta imune.

As células do sistema imune pertencem a dois grupos principais, os linfócitos e os macrófagos.

Quem quiser se aprofundar nesse assunto, pode consultar o site do Dr. Thomas O´Bryam, que é um ícone mundial em imunologia.

Sistema imunológico em ação

Um agente invasor, ao entrar no organismo, gera um mecanismo de defesa, a resposta imune. As substâncias invasoras são detectadas pelos macrófagos, que irão atuar em sua digestão parcial e na comunicação aos demais componentes do sistema imune da invasão sofrida, para que essas substâncias sejam totalmente destruídas e eliminadas. Após a atuação dos macrófagos, os linfócitos T auxiliadores entram em ação, ligando-se aos antígenos invasores. Este processo estimula a produção, pelos leucócitos, de compostos denominados citocinas, que atuarão na ativação e estímulo para a produção de mais linfócitos T auxiliadores. Estes novos linfócitos intensificarão o combate aos antígenos e liberarão outros tipos de citocinas, que estimularão a produção de linfócitos T matadores e linfócitos B. Depois de estimulados, estes linfócitos se multiplicam até que os antígenos sejam desativados e eliminados.

Parte dos linfócitos produzidos é armazenada, estes são um tipo de linfócito especial, denominados de células de memória. Estas guardam durante anos, ou pelo resto da vida, a capacidade de reconhecer agentes infecciosos com os quais o organismo já se deparou. Havendo um novo ataque por agentes conhecidos, as células de memória são estimuladas a se reproduzir, dando início ao processo de defesa do organismo, em um curto intervalo de tempo.

 

Estilo de Vida

Segundo a Organização Mundial da Saúde, o Estilo de Vida “é o conjunto de hábitos e costumes que são influenciados, modificados, encorajados ou inibidos pelo prolongado processo de socialização. Esses hábitos e costumes incluem o uso de substâncias tais como o álcool, fumo, chá ou café, hábitos dietéticos e de exercício. Eles têm importantes implicações para a saúde e são frequentemente objeto de investigações epidemiológicas”.

Temos que admitir: o estilo de vida contemporâneo, principalmente nas cidades, mudou muito desde a revolução industrial, e vem modificando nosso jeito de viver exponencialmente. A modernidade nos trouxe conforto, tecnologia e facilidades. Mas também nos deixou preguiçosos.

Hoje estamos vivendo mais, mas adoecendo mais cedo. Estamos nos alimentandos com mais variedade, mas estamos mais gordos. Temos muito mais informação disponível, mas continuamos delegando nossa saúde para outros.

A cada dia sabemos de novas terapias, novos medicamentos, novas e modernas máquinas para diagnóstico e tratamento. Contudo os hospitais continuam cheios, todos nós estamos mais ou menos doentes, ou mais ou menos saudáveis. O que está errado?
Temos que dar uma olhada nos nossos hábitos. Vamos olhar para alguns indicadores:

Hábitos – Toda manhã voce acorda, vai ao banheiro e escova os dentes. Se voce tem mais de 10 anos, voce precisa pensar se vai escovar os dentes hoje ou não? voce não escova os dentes “automaticamente”? então, que tal criar outros hábitos saudáveis? por exemplo o consumo de alimentos saudáveis com Omega 3, como Óleo de oliva, abacate, ovos, peixes, folhas escuras, castanhas e óleo de cartamo?

 Sedentarismo – A OMS define que uma pessoa é sedentária quando dá menos de 10.000 passos por dia. Atividade física é fundamental para a saúde. Se tiver alguma intensidade nos exercícios, melhor.

Sono – Costuma-se dizer, anedoticamente, que nossos antepassados dormiam com as galinhas e acordavam com o galo. Eles estavam certos. E eles não tinham buzinas, motocicletas barulhentas, nem vizinhos fazendo festa a noite toda. Portanto tinham um “boa noite de sono” todos os dias. Estudos recentes na área do sono nos mostram que não existe nada mais reparador para a saúde que um boa noite de sono. Uma hora de sono antes da meia-noite equivale a duas horas de sono. Dormir em torno das 22:00 é o ideal, com o quarto todo escuro, sem aparelhos elétricos na cabeceira, nem despertador, muito menos um celular.

Hidratação – Nosso corpo é 70% água. Quando foi a última vez que te perguntaram quanto a qualidade e quantidade de água que você bebê? Várias dores que alguém pode estar sentindo, podem ser eliminadas somente pela ingestão de um a dois litros de água por dia. Água de boa qualidade, claro.

Pensamentos, sentimentos, emoções – como está nosso espaço psicológico? Como são nossas reações às adversidades? Se algo nos aborrece, nos irritamos, elevando nosso cortisol no sangue. Nossas reações são muito mais rápidas, explosivas. E nossos pensamentos? Sabe aquela voz interior que martela nossa mente o tempo todo? Quando ela para, relaxamos. Que tal aprender a manter essa voz quieta voluntariamente?

Autoestima – como nos relacionamos com nossos familiares, amigos, colegas, profissão, e com nós mesmos, faz toda a diferença. Devemos evitar fazer o que entendemos que está errado. Quando alguém faz algo contra seus princípios ou sua vontade, isso gera uma dissonância cognitiva, que faz um mal enorme para a saúde.

Alimentação – Temos uma variedade de alimentos incrível nas gôndolas dos supermercados. Mas o que devemos ingerir realmente? Alimentos processados, na medida do possível, devem ser evitados. Realizaram uma pesquisa nos EUA, pegando 62 tipos de pães salgados nos supermercados e analisaram sua composição. Dos 62 pães, 61 deles eram DOCES. Apenas continham sal para dar o gosto de salgado. Alimentos ricos em Xarope de milho devem ser evitados, pois sua composição é alta em frutose, que é danosa ao organismo. Por ser mais barato que o açúcar e dar volume, esse xarope está inserido em quase todos os doces, e na maioria dos salgados processados. O consumo desse produto alimentício está associado ao ganho de peso e exposição a diversas doenças. Consulte nosso blog, leia o post Dicas de alimentação para saber mais sobre alimentos saudáveis.

Cigarro, Álcool – Acreditamos que não há necessidade de escrever muito sobre esse assunto, pois a mídia já é farta em documentação. São hábitos a serem evitados. Por ironia, muitas vezes ingerimos álcool mesmo sem vontade de fazê-lo, somente por hábito, e por não atentarmos para o dano que será causado.

Quando nossa vontade pessoal se alia com as necessidades de nosso corpo, quando observamos nossos próprios pensamentos, sentimentos e emoções, quando estamos em paz conosco, teremos uma qualidade de vida melhor, com saúde plena. A receita do sucesso é mirar nas estrelas, pois mesmo ser errarmos, estaremos entre as estrelas; e a receita da felicidade é apreciar e agradecer o que se tem. 

A melhor forma de combater uma doença é não tê-la. Pense nisso e vida bem!

 

EPIGENESIS

Conheça as Soluções

Ozonioterapia

Conhecida desde a segunda guerra mundial, é praticada em diversos países no tratamento de diversas patologias.

Acupuntura

É um ramo da MTC (Medicina Tradicional Chinesa). Esse método terapêutico milenar utiliza agulhas em pontos específicos do corpo para tratamento de diversas doenças, além de ser muito eficaz na analgesia.

Abrir chat
Olá, como podemos lhe ajudar?
Powered by